A dieta ideal. Será que isso existe mesmo?

O peso ideal pode ser um tormento da vida de muita gente. A todo momento você escuta alguém falando que precisa perder uns quilinhos. E a maioria esmagadora das mulheres se preocupa com gordurinhas, boa forma e uma boa aparência. Aí quando as roupas entram na equação, a matemática complica. Porque quanto maior a variação de peso, maior o consumo de roupas para suprir tantas mudanças inesperadas no corpo.

Por tudo isso, a pergunta que mais escuto é: qual a dieta ideal? E a resposta não é tão simples assim. Eu não sou nutricionista, mas tenho muita experiência quando o assunto é comportamento, por isso sempre digo que a dieta ideal é aquela que você consegue fazer. Aquela que você incorpora aos seus hábitos e entra permanentemente no seu dia a dia. É uma mudança de vida.

Toda dieta sazonal resolve o problema de imediato mas não faz diferença com o passar do tempo e o corpo acaba entrando no famoso ciclo do efeito sanfona. E aí, haja guarda-roupas para suportar tantas mudanças!

Como nasci na década de 70, vi várias dietas surgindo e desaparecendo. Alimentos que antes eram bons se tornaram vilões. Outros alimentos condenados por todos viraram heróis, como o ovo. Hoje, é preciso um acompanhamento específico para saber quais alimentos vão te fazer bem ou mal e quais terão efeitos duradouros no seu corpo.

Com o passar dos anos, percebo que o que funciona de verdade é a dieta que cabe na sua vida, que você faz de verdade. E, convenhamos, assumir uma dieta é questão de atitude! Tem que querer, ter propósito, se comprometer! Afinal, é você, é o seu corpo, é a sua felicidade envolvida!

E posso dizer sem medo que qualquer dieta vai dar resultado. O grande porém é a sua disposição de mudar seus comportamentos e hábitos. E, óbvio que nenhuma dieta sozinha faz milagre. Tem que deixar a preguiça de lado e se exercitar. Pode ser qualquer atividade física, desde que você goste e faça sempre! Escolha o que te faz feliz, não importa o que for. A minha paixão é a dança e eu adoraria saber qual é a sua.

A nossa grande conclusão é: a dieta ideal é a disciplina e o comprometimento. Olhe para essa pessoa linda no espelho e repita: eu quero, eu posso, eu faço!

Sou Janaina Gurgel, Consultora de Imagem e Marketing Pessoal. Para ser mais detalhista, além de Consultora e Life Coach, sou formada em fisioterapia, fotografia, Comunicação Verbal e Não Verbal, tenho MBA em Gestão Comercial e ainda sou mãe de duas lindas meninas, a Rafa e a Beta. Ufa! Tudo isso me faz ter um olhar integral sobre imagem pessoal, sobre a vida e sobre o potencial que pode estar escondido dentro de você!

Newsletter

Receba novidades por email.